Bram Stoker
Bram Stoker, nascido Abraham Stoker em 8 de Novembro de 1847, em Dublin, foi um romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido por seu romance gótico Drácula, a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro. Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 concluiu seu mestrado. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe. Com a mulher, mudou-se para Londres, onde passou a trabalhar na companhia teatral Irving Lyceum, assumindo várias funções e permanecendo nela por 27 anos. Em 31 de Dezembro de 1879 nasceu seu único filho, Irving Noel Thornley Stoker. Trabalhando para o ator Henry Irving, Stoker viajou por vários países, apesar de nunca ter visitado a Europa Oriental, cenário de seu famoso romance. Enquanto esteve no Lyceum Theatre de Londres, começou a escrever romances e fez parte da equipe literária do jornal londrino Daily Telegraph, para o qual escreveu ficção e outros gêneros. Antes de escrever Drácula, Stoker passou vários anos pesquisando folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros. Depois de sofrer uma série de derrames cerebrais, Stoker faleceu em Londres, em 1912. Foi cremado e suas cinzas estão numa urna no Crematório de Golders Green, em Londres, Inglaterra.
Urna onde se encontram os restos de Bram Stoker |
Em 26 de Maio de 1897, publica seu mais famoso livro, intitulado Drácula. Dentre outros livros do autor, podemos citar The Watter´s Mou (1894), O Caixão da Mulher-Vampiro (1909) e seu último romance, O Monstro Branco (1911).
Drácula |
Aos poucos Harker começa a perceber que há mais do que excentricidade naquela figura, há algo de estranho no anfitrião, algo de realmente assustador e tenebroso. Aliás, passada a inicial hospitalidade, Harker começa a entender que, mais do que um hóspede, é também um prisioneiro do conde Drácula.
The Watter's Mou' |
O Caixão da Mulher-Vampiro |
O Monstro Branco |
E se a Terra ocultasse ainda monstruosos sobreviventes das priscas eras? Se o mal se desencadeasse com força insuspeitável? Temos aqui uma história de uma luta - O Bem contra o Mal - e uma vitória - aquela da Luz contra as Trevas. É a história de uma serpente primitiva que se apossa do corpo de uma mulher e vive cometendo crimes no Bosque de Diana. Ainda há a presença do misterioso Oolonga, africano da Costa do Ouro e de Edgar Caswall, um rico movido pelo egoísmo.
Depois de ler tudo isso não ficou com vontade de ler Bram Stoker? Então está perdendo uma grande parte do universo literário do terror! Até mais!